Casa do Pai João

domingo, dezembro 03, 2006

Janta no museu

Ora pois ontem fomos jantar fora: o sítio - Museu dos Presuntos; o motivo - chamaram-lhe "Jantar de Natal", mas bem podia ter sido de Páscoa ou de Pentecostes, ia dar ao mesmo; a hora - 21:30.
Como já é habito, à hora marcada ainda não tinha chegado ninguém excepto o staff da organização. E logo por aí se viu que havia de ser uma noite memorável. Chegados à porta, fomos logo barrados - "Têm de escolher o prato antes de entrar" ...oi???? Cena estranha. Geralmente a gente entra, senta, mira o prato dos outros ("aquele arroz de pato até tem bom aspecto") e só depois escolhe. Lá não é assim. Mas geralmente os restaurantes também não se costumam intitular Museus, nem ter marcos de correio no interior, nem ter porcos assados inteiros pendurados nas paredes. Vai daí, a gente até nem achou aquilo anormal de todo. Siga então, manda vir um fondue. Entramos, mandamos vir umas quantas sangrias, moelas, presunto, chouriço, jaquinzinhos, orelheira, e mais umas quantas coisinhas ligeiras para ir acamando o bucho. Os pratos nunca mais vinham e, sangria puxa sangria, eis senão quando surge uma quastão pertinente: "Gambas é carne ou peixe?" Confiamos a uma equipa de biólogos e nutricionistas a tarefa de deslindar o mistério, mas não se chegou a nenhuma conclusão porque o arroz de gambas afinal só tinha banana e camarões. Foi então que se ouviu declarar que as velas, pela frente, aquecem, enquanto alguém se desculpava por só ter um par de lábios... mas enfim, piadas privadas à parte, chegam os pratos. Põem uma brasa junto a outra, porque afinal o tal fondue era um grelhado. O arroz de gambas não as tinha, e o bacalhau veio com as natas directamente da salmoura. Valeu a sangria que até nem estava má - 8 jarras para 8 pessoas, sendo que uma bebeu água. Números redondos, boa média.
E assim foi mais um jantar da turma. Podemos começar a pensar já no próximo daqui a um mês, em honra dos Reis Magos ou doutra coisa qualquer, desde que haja sangria.

4 Bocas:

  • Mas sabes, podia ter sido melhor... Em baixo da minha casa decorria uma festa patrocinada por uma bebida "tipo Red Bull" que, orgulhosamente, se dizia adrodisiaca para as senhoras... Quando perguntei à menina se funcionava, ela, orgulhosamente, disse que sim.

    Vai daí, rapazes da minha terra, afinal os preliminares estão fora de moda. Agora o que está a dar são bebidas...

    By Blogger ju, at 3/12/06 14:55  

  • Bah, só marcais essas jantas quando eu nao estou na terra!! E nao adianta usar ocmo desculpa o facto de eu nao ter sido da vossa turma, que toda a gente sabe que havendo sangria eu mitro-me.. ou entao vinho tinto.. ou francesinha.. ou entao super bock.. ou que esteja lá o bidros.. ou o mando.. sei lá!! tá a marcar outra janta na páscoa.. posso marcar eu??

    By Blogger gaudí, at 3/12/06 20:54  

  • Vou já postar acerca disso!! ;)

    By Blogger gaudí, at 4/12/06 17:15  

  • Mas alguém come bacalhau num sitio que se chama qualquer coisa dos PRESUNTOS???

    Afilhados, PRESUNTO é carne!
    Assim como gambas também o é!

    By Blogger abade elias, at 7/12/06 13:03  

Enviar um comentário

<< Home